segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto de pesquisa

Estrutural: reciclando sons, cultura e sonhos


Projeto de pesquisa

A Cidade Estrutural é uma das centenas de favelas brasileiras que teve como cerne de sua formação dois fatores que desestruturam a nossa sociedade: a péssima distribuição de renda e a falta de políticas públicas eficazes que gerem emprego nas regiões menos favorecidas do Brasil.

Consciente do seu dever como cidadã, de oferecer mais que sobrevivência para os moradores da Cidade Estrutural-DF, a professora de música Rejane Pacheco se dispôs a investir tempo e dinheiro no suprimento cultural de um grupo de crianças, adolescentes e jovens da cidade. No segundo semestre de 2001, ela reuniu um grupo de 22 componentes para desenvolver o ensino teórico e prático de música na área de canto-coral e instrumentos diversos. Com a ajuda de empresas privadas e voluntários, Rejane Pacheco conseguiu doações para a compra de instrumentos musicais, equipamentos e materiais didáticos, para que o grupo pudesse desenvolver atividades culturais e sócio-educativas. Surge então o INSTITUTO RECICLANDO SONS.


APRESENTAÇÃO

1.1 Instituto Reciclando Sons

O Instituto Reciclando Sons (IRS) está com oito anos de trabalho na Cidade Estrutural-DF oferecendo educação, profissionalização, divulgação da cultura e apoio social.

- educação: restaurando jovens em situação de risco, preparando os alunos destaques como monitores para execução do projeto com a comunidade, ampliando assim o trabalho para educação infantil, de jovens e adultos nos três turnos;

- profissionalização: trazendo perspectivas de uma realidade melhor, revelando talentos (produzindo musical, material didático, shows, jingle, cd promocional, eventos e oferecendo bolsa de estudo para os alunos destaques);

- divulgação da cultura: prestando serviços à comunidade com cursos de férias, shows, bazares temáticos, almoços e participando de eventos dentro dessa. Nesse ano atendemos uma média de sessenta alunos entre crianças, jovens e adultos;

- apoio social: realizando a integração dos participantes dos projetos com os familiares e comunidade por meio de eventos culturais e bazares/show.

1.2. Projetos

Os projetos sociais realizados pelo IRS focam a educação musical, profissionalização e cidadania. São eles:

1.2.1 Projeto Educacional – Oficinas Musicais

O projeto educacional do instituto é divido em oficinas:

1) Canto-coral.

2) Teoria musical com prática em teclado.

3) Percussão com ênfase em ritmos latinos.

4) Cordas/método SUZUKI em violino.

5) Estúdio comunitário.

6) Musicalização infantil.

1.2.2 Projeto Empregando Talentos

A bolsa-monitoria foi criada com o intuito de apoiar os alunos destaques, e integrar à proposta de profissionalização do instituto. O saldo do nosso trabalho é bastante positivo. As bolsas foram ampliadas para sete alunos/monitores graças ao apoio dos comitês: SOS CIDADANIA - BB e CD - CIDADANIA. Os monitores assumiram seu papel no fortalecimento e ampliação das oficinas, no ano de 2009 estamos com o projeto de expandir nosso modelo educacional para outras instituições.

1.2.3 Projeto Apadrinhamento Contra a Fome

Esse projeto consiste na doação da comunidade para o Instituto no valor referente a uma cesta básica, que é utilizado no oferecimento de lanches diários e préstimos sociais aos alunos mais carentes. Infelizmente as doações foram bem escassas nesse ano, diminuindo o oferecimento dos lanches e reduzindo muito.

2. Ações Sociais

O instituto realizou quatro Bazares/Show para a comunidade da Cidade Estrutural com objetivo de divulgar cultura, oferecer produtos de qualidade a preços bem mais baixos e trazer entretenimento. Essas ações são graças as nossas campanhas de arrecadação e o apoio de muitos.

2.1 Cursos extracurriculares

No mês de janeiro os alunos bolsistas participaram do curso Internacional de Música da EMB. Em julho, o IRS realizou na Cidade Estrutural o 2º Festival de Inverno, através de oficinas de música e teatro os alunos desempenharam seu potencial, os arranjos das peças populares e eruditas foram adaptados para o nosso grupo, apresentados em praça pública, igrejas e em um emocionante concerto de encerramento para um grande número de ouvintes.

2.3 Resultados

Os projetos educacionais tem alçado uma qualidade antes nunca vivida, os desafios financeiros tomaram proporções maiores devido ao crescimento do trabalho. O envolvimento do instituto com a comunidade foi ampliado, em conseqüência de uma série de ações que produzimos para essa.

3. Eventos

O instituto dedicou todo o seu trabalho artístico na montagem da adaptação do musical da Broadway “O Fantasma da Ópera”. Foi o grande desafio para os alunos e professores que exploraram o mundo da produção: arranjos e gravação das trilhas (Estúdio Comunitário), tradução, cenário, figurino, coreografia, iluminação e execução. Obtivemos o reconhecimento da mídia e do público, sendo esses de grande valia para uma maior projeção do instituto. Esse projeto aconteceu graças ao patrocínio da empresa

4. Conclusão

O Instituto tem direcionado suas ações para o crescimento não só como um agente social, mas também como entidade profissionalizante. No aspecto social, os bazares e as apresentações serviram como um momento de entretenimento para uma camada social com acesso limitado aos bens culturais. Tendo, como exemplo, a realização do musical “O Fantasma da Ópera” que inseriu os monitores e alunos nas grandes produções artísticas da cidade. No aspecto profissionalizante, aumentamos o número de monitores, por consequência o numero de alunos cresceu 20% em relação ao ano anterior, o que garante o desenvolvimento de mais pessoas como cidadãos e profissionais. A possibilidade de vivência com esses alunos nos permite representar o senso comum da comunidade em que trabalhamos.Com a criação do estúdio vieram novas responsabilidades:

- a valorização da cultura e dos talentos locais, que dificilmente teriam visibilidade por outros meios;

- o apoio ao comércio local, com a produção de jingles e vinhetas;

- o oferecimento de mais um curso profissionalizante; e

- a produção própria de materiais didáticos para o Instituto.

Para tanto esbarramos em algumas dificuldades:

- Falta de instrumentos e equipamentos.

- Falta de recursos para a contratação de mais professores.

- Falta de acompanhamento psicológico para os alunos.

O instituto acredita que o trabalho voluntário é uma das formas de se dividir o pão nosso de cada dia com aqueles que necessitam do alimento nutritivo, religioso e cultural. Também na oportunidade para que os assistidos conheçam um mundo além das dificuldades, da esmola e da violência. Uma opção concreta para um futuro melhor. É certo que não serão resolvidos todos os problemas da Estrutural, e de seus moradores. Mas é um caminho de reciclagem no qual os participantes e seus familiares conhecem a arte e a cultura como uma ferramenta de desenvolvimento do caráter e da inclusão social.

6 comentários:

  1. Olá Rejane!
    Sem palavras, que projeto maravilhoso!
    É de projetos assim que nossa comunidade necessita!
    Parabéns!

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  2. Olá Rejane, parabéns pelo Blog e mais ainda pela iniciativa desse Instituto. Aproveito para perguntar: tem algum site e como podemos ajudar nesse projeto? Um grande abraço. Tatianne.

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  3. Olá Tatianne Keyla,

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo interesse em conhecer o projeto, contudo por enquanto só temos ORKUT no qual vc pode conhecer um pouco sobre o instituto e deixar suas perguntas e considerações: Instituto Reciclando Sons.

    Tudo de muito bom!

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  4. gostaria de mandar meu currículo pra vocês
    alexleonardoribeiro@gmail.com

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  5. Olá Rejane,
    Gostei muito do seu trabalho e gostaria de conhecer mais sobre os projetos culturais desenvolvidos na cidade Estrutural. E também sobre as carências da região. Poderia me ajudar nisso??
    Segue meu email para contato: flaviacic@gmail.com

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  6. Bom dia!
    Tive a oportunidade de conhecer o projeto a convite de um aluno, o Jhonny, irmão do Jhosué. Tive a oportunidade de ir com meu marido no Centro Cultural de Brasília em 2006. Como obter o CD do grupo? Naquela época, comprei o CD, porém, não foi distribuído. Pela minha demora em procurar...faço questão de comprá -lo novamente. ��
    Parabéns pelo vídeo da interpretação Admirável Gado Novo! Parabéns ao projeto!

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