terça-feira, 6 de outubro de 2009

HISTÓRIA DA CIDADE ESTRUTURAL

A Cidade Estrutural é uma das centenas de favelas brasileiras que teve como cerne de sua formação dois fatores que desestruturam a nossa sociedade: a péssima distribuição de renda e a falta de políticas públicas eficazes que gerem emprego nas regiões menos favorecidas do Brasil. Foi ocupada inicialmente por imigrantes que buscavam no lixo uma fonte de renda, os quais se estabeleceram no chamado “Lixão”, com moradias precárias. Os primeiros moradores fixaram-se ali há trinta anos. Foi dividida em duas áreas; Vila Velha e Vila Nova, que se distinguem devido às diferenças de perfil sócio-econômico. Na Vila Velha, localizada próximo ao aterro sanitário, a população é mais pobre formada principalmente pelos catadores de lixo, os primeiros a ocuparem a área. E a Vila Nova, às margens da DF-095, com mais casas de alvenaria e um comércio que tem de tudo um pouco.

ADMINISTRAÇÃO

Em 1989 foi criado o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento – SCIA, ao lado da Via Estrutural, época em que se previa a remoção da invasão para outro local. Várias tentativas foram realizadas neste sentido. Em janeiro de 2004 o SCIA foi transformado na Região Administrativa XXV - Lei nº 3.315, tendo a Estrutural como sua sede urbana, contando, também, com a Cidade do Automóvel, onde está localizada a sede da Administração Regional.


Na Cidade Estrutural existem 30 entidades sociais sem fins lucrativos, uma cooperativa de catadores, 21 prefeituras (quadra, setor de chácaras e área especial) e 01 Associação Comunitária Regional. Considerada uma das regiões mais pobres do Distrito Federal, dado ao tipo de moradia predominante na Região Administrativa que são os ‘barracos’ em sua maioria, a cidade tem passado por valorização, pois é a aglomeração urbana mais próxima de Brasília entre todas as cidades do Distrito Federal.

POPULAÇÃO

É a segunda maior favela do Distrito Federal, com cerca de 38 mil habitantes. A renda média das famílias que vivem na Estrutural é de um a três salários mínimos mensais, mas pode-se encontrar núcleos que ganham até seis salários mínimos por mês. A média de membros por família é de 4,2 pessoas.


LIXÃO E A QUESTÃO AMBIENTAL

Todo o material é vendido dentro do próprio lixão, há catadores que se tornaram empresários informais e montaram ‘escritórios’ de compra dos materiais encontrados no lixão. Para evitar a disputa, os catadores criaram associações que proibem a exploração do lixão àqueles que não estão cadastrados na associação. A associação está filiada ao Centcoop (Central de cooperativa de materiais recicláveis), reunindo 2.057 trabalhadores.


No dia 19 de abril de 2004 foi realizada audiência pública para divulgação do Estudo de Impacto Ambiental para a área da Cidade Estrutural que, dentre as suas recomendações, fixa a população atual, desde que seja executado um plano radical de reurbanização e sejam tomadas medidas de controle ambiental, como a desativação do aterro sanitário e a criação de uma zona tampão entre o assentamento e o aterro, reduzindo a pressão sobre o Parque Nacional de Brasília





CULTURA E ARTE

As instituições sociais sem fins lucrativos, sendo a grande maioria ONGS, promovem educação cidadã por meio da arte e divulgam cultura com eventos sociais dentro da cidade. Tendo como exemplo o Instituto Reciclando Sons, criado no segundo semestre de 2001 comum grupo de 22 componentes, iniciou com o objetivo de desenvolver o ensino teórico e prático de música na área de canto-coral e instrumentos diversos. Este projeto é ajudado por empresas privadas e voluntários. Atualmente, atende mais de 70 componentes e se tornou um pólo de formação profissional com bolsa de estudo para os alunos destaques. Esse grupo está inserido na agenda cultural da capital, levando música para eventos de instituições públicas e privadas. Entre outros espetáculos, já produziram o “Fantasma da Ópera”de Llody Weber, apresentado em novembro de 2008, obteve reconhecimento da mídia e da comunidade. A garra deste grupo é um espelho da comunidade em que vivem. Eles conseguem erguer da falta de estrutura projetos admiráveis. Reciclam instrumentos, materiais, sonhos e a vontade de superar diariamente as dificuldades para sustentarem suas famílias.







27 comentários:

  1. Olá Rejane, Parabéns pelo Blog e pela ONG,você faz um trabalho maravilhoso junto a comunidade da Cidade Estrutural. Um grande abraço. Tatianne.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rejane.
    Fiquei muito feliz por ver teu blog, pelo magnânino trabalho que realizas e pela força de superação que esses moradores da cidade de Estrutural têm.
    Triste, por ver o lado desumano dessa realidade que, existe em muitas cidades de nosso país.
    Que Deus continue abençoando todos vocês e que nós possamos ajudá-los no que precisarem!
    Um abraço,
    Elleoni

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog!
    Continue com a qualidade das postagens.
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  4. Oi Rejane,

    Parabens pelo blog, ficou ótimo. Acho que é sempre bom todos conhecerem um pouco a historia de cada cidade, sua cidade por exemplo não podemos falar dela como uma favela ela já tem o reconhecimento de todos,cresceu muito e com certeza tem grandes talentos como qualquer outra cidade...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Rejane,
    é muito bom conhecer melhor os nossos colegas, apesar da distância. Faz bem saber que estamos conhecendo novas pessoas, e essas são de tamanha bondade. Parabéns pelo blog, pela completíssima pesquisa e pelo lindo trabalho que fazes em sua comuniadade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rejane,

    Passei para fazer mais uma visita.
    Estou gostando muito de ler você.
    E já está pensando em um novo projeto para sua cidade? Tenho certeza que você terá uma excelente idéia.

    Abraços,
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Olá Rejane,
    Parabéns pelo seu blog
    e sobretudo pelo trabalho que faz.
    Que Deus continue te dando graça e força, para superar todos os obstaculos que por ventura se levantarem.
    Fique na paz
    Patrícia

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! é muito gratificante vermos pessoas que tem conhecimento sobre muitas coisas e, elas compartilham com aqueles que têm pouca acessibilidade ou nenhuma, a algumas "regalias" e até abre um espaço em sua vida para um trabalho árduo, mas com um valor imensurável.
    Muito obrigado Rejane, Deus continue te abençoando, com bênçãos sem medidas!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! é muito gratificante vermos pessoas que tem conhecimento sobre muitas coisas e, elas compartilham com aqueles que têm pouca acessibilidade ou nenhuma, a algumas "regalias" e dedica a sua vida a um trabalho árduo, mas com um valor imensurável.
    Muito obrigado Rejane, Deus continue te abençoando, com bênçãos sem medidas!

    ResponderExcluir
  10. Rejane parabéns pelo belíssimo trabalho que tem feito dando grande contribuição não só ao cenário musical brasileiro mas também à vida desses meninos que estão crescendo em meio a grande aprendizado de vida! Mais uma prova de que a arte quebra barreiras culturais e sociais, promovendo uma inclusão almejada em um Estado mais justo. Fica com Deus e que Ele continue te capacitando.

    ResponderExcluir
  11. É assim que se faz! A música é diversão mas também é desenvolvimento: social, cognitivo, espiritual e intelectual. É disso que o mundo precisa! Parabéns, Rejane!

    ResponderExcluir
  12. Olá Rejane....
    Estou passando para parabenizá-la, pelo blog...pelo belíssimo trabalho que vem fazendo na cidade estrutural.parabéns pelo belíssimo projeto social, continue assim; essa mulher coragem...guerreira...que com muita garra luta para atingir os seus objetivos.
    Pessoas como você, a gente agradece pela existência.

    ResponderExcluir
  13. Maestrina Rejane, que trabalho bonito. Adorei a apresentação grafica de seu blog; bem objetiva. Adorei o que foi escrito e amei as fotos que você apresentou. Parabéns.

    É muito bom saber do impacto social que uma única pessoa pode causar.

    Num país tão rico, com tantos recursos e que cobra tantos impostos, um não político ter que se levantar para corrigir os erros que eles (os políticos), durante décadas tem causado ao nosso país, é uma tarefa difícil. Agradeço a Deus pela sua vida.

    Todos, aqui da Cidade Estrutural, sabemos da quantidade de crianças e jovens que você tem ajudado a manter longe das drogas, da prostituição. Todos sabemos da quantidade de pessoas que tem recuperado sua auto-estima, seus sonhos, sua visão.

    Diferente dos nossos governantes, você vive entre nós, sabe o que precisamos e luta por isso. Obrigado por ser nossa mãe, nossa irmã, nossa filha e nossa voz.

    Obrigado!

    Bruno Araújo, morador da Cidade Estrutural.

    ResponderExcluir
  14. Nossa Rejane otimo trabalho,perfeito cheio de detalhes bem objetivo, bem trabalhado,bem expescificado parabens.
    Otima escolha de conteudo

    ResponderExcluir
  15. Rejane,
    Parabéns pelo Blog muito legal, mas principalmente pelo trabalho belíssimo realizado na estrutural e pelo seu talento e de tantos que tens descoberto lindamente!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo seu trabalho,que Deus possa estar iluminando cada dia mais ,os seus caminhos e te guardando a cada momento, que este sirva pra mostrar que ainda existem pessoas preocupadas com a educação e o bem estar dos outros a voce toda minha gratidão.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. És a pura tradução de raça, abnegação, dedicação e sucesso! Visão como a tua é para poucos. Alcanças longe onde raríssimas pessoas chegam. Vislumbras possibilidades onde ninguém as enxerga. Consegues tornar férteis solos tão inférteis e semeias fé em corações tão incrédulos. É isso aí, seu trabalho recicla não somente sons, mas vidas, sonhos e perspectivas. Você é pérola rara que constrange sua própria geração e outras mais com seus gestos e resultados. Parabéns pela constante iniciativa e inquietação que, indubitavelmente, faz a diferença nessa sociedade que clama por pessoas do teu gabarito!

    ResponderExcluir
  19. Rê, já sabe que admiro muito seu trabalho, né?!?! só uma mulher forte, responsável e batalhadora como você para alcançar todas essas conquistas. Parabéns, e que Deus continue trilhando seus caminhos nesse projeto maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Rê parabéns mais uma vez por este trabalho belíssimo! Vc sempre surpreende a nós pela sua garra, dedicação, persistência.... Que Deus continue abençoando este projeto, pois quem o conhece, sabe o quanto é importante na vida de cada membro deste projeto e para todos nós. Gostaria muito de ter esta força de vontade que vc tem! Parabéns! O blog ficou excelente! Grande beijo

    ResponderExcluir
  21. Rejane parabens, é pura verdade eu ja vir uma apresentação do seu trabalho gostei muito amei seu blog Deus abençoe a vc e sua equipe Germano guedes prefeito comúnitario da quadra 06 cidade Estrutural DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Germano.Acreditamos no potencial desta comunidade.

      Excluir
  22. Rejane Pacheco,

    Passei para parabenizar pelo excelente trabalho desenvolvido. Peço a Deus que esteja a cada dia abençoando sua vida, tornando-a cada vez mais apta para esta caminhada. Excelente trabalho!!!

    Marcos Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, KirKlopes. Devemos seguir aquele que foi o maior exemplo de solidariedade com o próximo, Jesus.

      Excluir
  23. Querida Rejane,
    Sou aluna iniciante em violoncelo e tenho 11 anos. Será que voce me endica algum professor?
    Assisti a apresentacao do musical do rei leao no ministerio da justica e parabens, ficou muito bonito.
    Voce atende apenas pessoas da estrutural?
    O que posso fazer para me tornar aluna do seu instituto? Contato: luna.fontoura@gmail.com
    Luna F.

    ResponderExcluir
  24. O trabalho que vocês fazem é incrível!! Rejane, que Deus continue iluminando seu passos e que guie seus alunos no caminho do Senhor!O trabalho que vocês fazem é incrível. Parabéns a todos vocês!

    ResponderExcluir